Word of the Day

Tuesday, April 14, 2009

Bicharedo

Ontem um amigo paulista como eu me ensinou que em Minas Gerais se usa a palavra bicharedo como legal, interessante, empolgante, bom, etc. Achei uns exemplos de uso na Internet, mas não me ficou claro se se trata de fato de bicharedo, adjetivo biforme, ou se é sempre bichareda, adjetivo de dois gêneros (homem bicharedo ou bichareda?/mulher bichareda, homens bicharedos ou bicharedas?/mulheres bicharedas). A procura na Internet foi infrutuosa, já que a na maioria das vezes aparece bicharedo como sinônimo de bicharada, acepção que está registrada no dicionário. Seria bom se algum mineiro ou alguém que tem contato com mineiros me confirmasse esta informação.

20 comments:

Comentador said...

Nunca ouvi nem bicharedo nem bichareda durante minha estada em Minas

Anonymous said...

Sou mineira, tradutora, professora de português e literatura e autora de livro didático. (O CV é só para embasar meu comentário.) Tenho mais de 50 anos e vivi em Minas grande parte de minha vida, tanto no interior quanto na capital. Tenho filhos e família espalhados pelo estado. Nunca escutei a palavra bicharedo/a. Bicharada, sim. Ao ler seu pedido para que mineiros confirmassem, perguntei a meus filhos, um jornalista e uma administradora, e os dois disseram não conhecer a palavra. Meus irmãos disseram o mesmo. Pode ser mais um caso de idioleto, ou um termo usado por uma família ou cidade ou região restrita específica. Acontece, como sabe.
Um abraço,
Heloisa

světluška said...

Muito obrigado pelo seu comentário, Heloísa.

Anonymous said...

Gostaria de explicar que nunca escutamos a palavra usada com o sentido apresentado. Não tratei de seu sentido dicionarizado. O detalhe não pareceu claro no comentário acima.
Obrigada.

Jairo M Furtado said...

A palavra bicharedo era de uso corrente na região do Triângulo Mineiro até os anos 50/60 do século passado. Significa pessoa extraordinariamente capaz, pessoa competente, cabra danado, fera, etc. É possível que tenha caido em total desuso. Não tenho testemunhado sua utilização nos últimos anos.

Anonymous said...

Sou paulista, de região limitrofe ao sul de Minas (morei em algumas cidades com acesso pela Fernão Dias), e essa palavra é usada com alguma frequencia entre amigos e conhecidos. Já ouvi empregada a animais de grande porte, e a "mulheres bonitas"...

Thiago

Anonymous said...

Sou de Ibiraci (MG), região fronteiriça de Minas e São Paulo e passei a vida ouvindo os meus avós a usar Bicharedo. Significa algo ou alguém extraordinário, esperto, competente, capaz. É um termo pouco usado, porém já o ouvi em Barretos e Franca, reduto de mineiros. "São as mais mineiras das paulistas." Como diria o povo desses lugares.
Grande abraço,

Paula

Paulinha said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Concordo com Jairo. Minha mãe é de Uberaba e apesar de ser carioca sempre escutei a palavra Bichareda lá em casa como significado de competente, desenrolada, capaz. Ela é bichareda, ele é bicharedo!

Unknown said...

Bicharedo e bichareda não foram usados somente em Minas. No interior de São Paulo foi muito utilizado designando coisas ou pessoas boas.
Fulano é bicharedo.
Esse carro é mesmo bicharedo, heim?
Hoje esta em desuso.Sou nascido em Botucatu e na minha juventude usa-se muito. Esses dias falei que alguma coisa era bichareda para o meu filho e ele perguntou se eu estava inventando termos.

Joacir Corcovia said...

Meu pai acabou de dizer que minha casa é bichareda. Ele tem 90 anos. Moramos em Taiaçu, nordeste do estado de São Paulo. Meu sogro também usava a palavra, na acepção de algo muito bom.

Ricardo said...

E uma palavra muito usada na regiao de Sul de Minas, principalmente na roça. Utilizamos muito para se dirigir a uma pessoa de confiança, agradável. Uso muito desta forma. E aí bicharedo!? No início de uma conversa ou para cumprimentar. Tipo e ai brother!

Niara said...

Olá! Comentei neste momento em um grupo da família, no Whatsapp, diante de uma situação ocorrida e usei esta palavra lembrando meu avô, ja falecido. Somos do sudoeste de Minas e me lembro de algumas pessoas mais velhas usarem com frequência a palavra. A definição era essa mesma q o Jairo M. Furtado deu logo acima. Dá uma saudade danada!! :)

Unknown said...

Estava com essa palavra na cabeça, então decidi pesquisar para descobrir sua origem. Quando criança (década de 90), lembro-me do meu pai usando frequentemente essa palavra, no sentido de algo ou alguém "ponta firme", "diferenciado". É nostálgico lembrar. Somos da região de Frutal-MG e Barretos - SP

Anonymous said...

Sou caipira do interior do Estado de são na região de Brotas. BICHAREDO, aqui é termo usado com significado de BOM - MUITO BOM - EXCELENTE - AGRADÁVEL - Ex: Aquele cara é bicharedo. Isto é: Aquele cara é excelente pessoa; pessoa de muita confiança.
Esse carro é bicharedo - Esse carro é muito bom.

Anonymous said...

Sou caipira do interior do Estado de São Paulo na região de Brotas. BICHAREDO, aqui é termo usado com significado de BOM - MUITO BOM - EXCELENTE - AGRADÁVEL - Ex: Aquele cara é bicharedo. Isto é: Aquele cara é excelente pessoa; pessoa de muita confiança.
Esse carro é bicharedo - Esse carro é muito bom.

Unknown said...

Uso muuuito esse termo. Quando presencio algo extraordinário,digo: "Eee bicharedo!!" Moro em Rio Claro-SP, mas aprendí a usar com meus familiares de Fartura-SP. Somos descendentes de mineiros e usamos muitas expressões originárias desse querido estado. Agora, até minha netinha de 3 anos já está usando. :)

Anonymous said...

Bichareda, é quando a pessoa é boa,muito usada aqui no sul de minas, região cafeeira

Anonymous said...

Corretíssimo Jairo. Bicharedo, significa homem de grandes virtudes. Palavra muito usada pelos antigos.

Demir Francisco Moreira said...

Conheci o termo Bichareda(o) - também tenho dúvidas, mas sou mais propenso a usar o termo como adjetivo de dois gêneros - há pelo menos 55 anos no Bolsão Sul-mato-grossense, (Aparecida do Taboado) pelas palavras do meu avô materno, nascido no Triângulo Mineiro (Prata-MG). Moro em Uberlândia há 45 anos e acredito que somente eu use o termo aqui na região, mesmo porque quando o pronuncio, tenho que dar explicações. São palavras que vão se perdendo com o passar do tempo.