Word of the Day

Sunday, August 10, 2008

regenciar

Acabei de descobrir essa "jóia", regenciar. E vejo que provavelmente não foi invenção dela, já que se encontra quase uma centena de casos de regenciar, mas no sentido de reger como administrar, gerir (ou então é um daqueles casos em que várias pessoas "inventam" algo sem saber da invenção de outrem). Também acho que a língua se expande por meio da criação de palavras e tudo mais, mas há que ter bom senso e bom gosto. Por que criar um verbo a partir de um substantivo (processo, em outros casos, comuníssimo) se já se dispõe de um verbo mais curto e nada raro: reger? Será que é o gosto por palavras compridas e "intelectuais", por um "utilizar" (já comentado) em vez de um simples mas de bom gosto usar? De qualquer forma, o verbo reger, se empregado na frase em apreço, teria de ser usado duma forma um pouco diferente, algo como: no meu idioleto/do jeito que eu falo/do jeito que eu estou acostumada, o verbo desfazer também rege de, já que o sujeito selecionado por reger é, em se tratanto de lingüística, sempre uma classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo) não uma pessoa.

No comments: