Word of the Day

Friday, August 8, 2008

oração intercessória

Hoje ouvi pela primeira vez oração intercessória (talvez devesse ir mais à igreja). É a oração em que se pede a Deus que interceda por outra pessoa que não está presente. O problema é que intercessória na sua forma masculina intercessório não está no dicionário. O dicionário só contempla intercessor, tanto como substantivo quanto como adjetivo, que é a opção que eu escolhido caso tivesse de me referir a tais práticas. O interessante também é que se encontra oração intercessória numa razão mais de onze vezes superior a oração intercessora no Google, inclusive em portais oficias de algumas denominações evangélicas. Por que se terá optado por intercessória em vez de intercessora? Talvez pela semelhança com acessória e outros vários adjetivos terminado em ório? Para distinguir o substantivo intercessor do adjetivo intercessório? Para diferenciar-se da Igreja Católica, que talvez use o termo intercessor(a)? É por estas e outras que não confio piamente no Google, ao contrário de muitas pessoas, que consideram a preponderância de certa expressão ou estrutura no Google como dogma (ainda para ficar no viés religioso). Sou da antiga e dou preferência a dicionários e gramáticos, que foram escritos por especialistas, e não a qualquer bobo (e entre eles me incluo) que pode escrever na Internet o que lhe der na telha.

4 comments:

Anonymous said...

É, o gugol tem seus problemas

Hum...os hóspedes...

Isso também serve para aqueles visitantes folgados que parecem ser os donos da casa ^^

--
e é a opção que eu [teria] escolhido caso tivesse de me referir a

cecel said...

Olá! Intercessora talvez se refira à pessoa que faz a oração intercessória.
Um substabsubs e depois um adjetivo.

cecel said...

Falando em Igreja Católica, o que me levou a esse post foi justamente o uso da expressão "oração intercessória" numa missa católica...!??

Haroldo R. Azevedo said...

Façamos um culto intercessor ou intercessório? Ou ainda um culto intercessório dirigido por um intercessor? Ou orações intercessórias proferidas por uma intercessora e por um intercessor???