Word of the Day

Saturday, April 7, 2007

Quirodátilo e outros dátilos

Explicando a uma aluna médica a diferença entre finger e toe, que correspondem ao dedo da mão e do pé, respectivamente, aprendi com ela um termo médico belíssimo que gostaria de compartilhar com vocês: quirodátilo, dedo da mão. O dicionário também nos ofere a variante quirodáctilo, mais próxima ao étimo grego (quiro = mão, dactilos = dedo). Em grego moderno temos χέρι (khéri) = mão e δάκτυλος (tháktilos) = dedo. Curioso como sou, inquiri no dicionário se havia pododátilo, dedo do pé, e não é que existe (ao lado de pododáctilo)! Em grego moderno pé é πόδι (póthi) (o th de tháktilos e póthi devem ser lidos como o th sonoro do inglês como em this e those, por exemplo). Outra palavra como elemento δάκτυλος é pterodáctilo, aquele que tem dedos nas asas. Asa em grego moderno = φτερό (fteró).

3 comments:

Jose Carlos said...

Curioso também é que só os dedos da mão é que têm nomes: mindinho, anular, médio e indicador. Muitos não consideram o polegar um dedo. Os dedos do pé, a não ser o chamado dedão, não recebem nomes - pelo menos não na linguagem do dia-a-dia, mas talvez sim na anatomia.

světluška said...

Você diz que muitos não consideram o polegar um dedo. Já ouvi isso em inglês, mas em português nunca. Isso tem algum respaldo científico?

Jose Carlos said...

Não, não tenho. Acho que foi resquício do inglês mesmo. Perdão!