Word of the Day

Friday, March 13, 2009

Desprezar urina

Qual não foi o meu espanto e a minha incompreensão quando me perguntaram se a minha mulher já tinha desprezado a urina? Fiquei alguns segundos sem entender e perguntei se isso queria dizer se ela já tinha urinado no potinho que lhe tinham dado para fazer o exame, ao que se respondeu que era isso mesmo. Esse significado que lhe dão no meio laboratorial não aparece em nenhuma das acepções de desprezar, ainda que com um pouco de esforço se veja a relação. Não é problema meu se assim se comunicam entre si, já que é sabido que cada profissão, cada meio, tem seu jargão próprio, mas o que não acho certo é falar assim com o público, que não é obrigado a entender os usos que inventam. Além disso, desprezar a urina não me parece uma forma muito mais eufemística, muito mais indireta, de dizer urinar, já que o substantivo urina continua a ser usado. Enfim, essa frase hedionda não preencheu nenhuma lacuna na língua e só vem a confundir os não-iniciados.

5 comments:

Aff said...
This comment has been removed by the author.
Aff said...
This comment has been removed by the author.
Aff said...

Olá.

Ótimo o seu blog!
Há alguns anos, tenho-me interessado enormemente pela língua portuguesa, e buscado diariamente por leituras, fontes e aprendizados. Lendo-o, percebo que me enriqueço grandemente e de um modo muito agradável. Obrigado!

E, realmente, "desprezar urina" é muito estranho, apesar de poder soar engraçado em outro contexto que não envolva alguém íntimo.

Os comentários deletados foram para tentar consertar o "tenho-me interessado" - isso se esse for o correto modo! Haha...

světluška said...

Obrigado pelo comentário, Gabriel. Apareça sempre.

Ronald Kyrmse said...

Como encontrei seu blog há pouco tempo, permito-me só agora fazer meu comentário a este texto.
O que vejo nas instruções dos laboratórios que fazem exames de urina é "despreze o primeiro jato". Com isto querem dizer que o primeiro jato de urina não deve ser dirigido ao interior do frasco de coleta (poderia estar contaminado, sei lá). Mas usar "desprezar urina" como sinônimo de "urinar" é no mínimo um mal-entendido monumental – de quem nem mesmo conhece o significado da palavra "desprezar".