Word of the Day

Friday, March 27, 2009

Reja

O grande Saramago ensinou-me mais uma: "que desde a primeira hora contagia qualquer intento de organização colectiva que não se reja por princípios claros de honestidade intelectual e de respeito mútuo". Quando li o seu texto de hoje e encontrei reja (do verbo reger, como se desprende do contexto), imaginei que ele se tivesse equivocado. Eu nunca precisei conjugar esse verbo nem na primeira pessoa do presente do indicativo nem no subjuntivo, mas se precisasse, talvez optasse por rija, que está errado. Conjuga-se de fato eu rejo (rêjo), tu reges (réges), ele rege (rége), nós regemos, vós regeis, eles regem (régem), e como o subjuntivo presente é derivado da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, temos: que eu reja (rêja), que tu rejas (rêjas), que ele reja (rêja), que nós rejamos, que vós rejais, que eles rejam (rêjam). Pensando bem, reger é como eleger, que na primeira pessoa tem elejo, o que não me parece muito comum, mas é assim, então o meu possível erro seria fruto de bobeira mesmo.

Explicação: as formas verbais em parênteses referem-se ao timbre aberto ou fechado do e.

No comments: