Word of the Day

Thursday, March 12, 2009

Copiocultura

É bom saber sobre a formação de palavras, isso pode salvar você de enrascadas de vez em quando. Ontem fui pedir uma guia para um exame laboratorial documentado pelo médico, cuja secretária escreveu copiocultura. Já tinha lido o que dizia o papel, copiocultura, o que me deixou intrigado. A moça do escritório que emite a guia procurou o código da bendita copiacultura no computador e naturalmente não achou, porque estava mal redigida a palavra. Eu disse que talvez fosse coprocultura, porque copro significa fezes em grego, o mesmo elemento que aparece em coprolalia, coprofobia, coprofagia e coprofilia. Sugeri à moça que procurasse coprocultura, e não é que apareceu o código do exame. Fiquei tão feliz que nem me preocupei mais por coprocultura ser um híbrido (metade grego, metade latim).

No comments: