Word of the Day

Friday, March 20, 2009

Alto-falante e autoescola

No bairro onde trabalho há um lugar que conserta alto-falantes chamado Clínica do Falante, que apresenta alto-falante grafado de três formas: autofalantes, alto-falantes e auto-falantes. O pobre do dono não sabe se o aparelho fala alto ou se é um falante para autos. Ele põe uma plaquinha na rua que anuncia Conserto de falantes. Às vezes me ponho a imaginar que ele conserta pessoas que não falam muito bonito, uma espécie de fonoaudiólogo.

A questão da autoescola é a seguinte: o novo acordo diz que o prefixo auto, assim como os demais, se escreverá junto com a palavra, a menos que o prefixo termine com uma vogal idêntica à do elemento que o segue (anti-inflamatório), ou se houver h (anti-herói), que neste caso será hifenizado; se o segundo elemento começar com s ou r, este será dobrado por causa da pronúncia (minissaia, autorretrato). Mas eu sustento que auto em autoescola não é prefixo, já que não é uma escola por si própria (auto em grego significa por si próprio) e sim a palavra automóvel reduzida: auto(móvel) + escola. Tratando-se de palavras reduzidas, mormente adjetivos, como brasilo, de brasileiro; sino, de chinês; nipo, de japonês, emprega-se o hífen: brasilo-paraguaio, nipo-chinês, situação que não mudou após o acordo. De qualquer forma, não acho que isto terá sido considerado pela Academia Brasileira de Letras, mas uma resposta definitiva só terei quando estiver com o vocabulário oficial segundo a nova ortografia, que deve chegar dentro de uns três dias.

É curioso lembrar que automóvel é um híbrido (entre tantos), já que móvel é de étimo latino. A palavra é de origem inglesa ou francesa - automobile em qualquer uma dessas línguas. Em grego moderno diz-se αυτοκίνητο (lê-se aftoquínito). Se não percebeu, o quínito aí é o mesmo elemento que achamos em cinema, cinemática e cinestesia, tudo referente a movimento.

Em tempo: chegou hoje o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, onde aparece a grafia autoescola, sem nenhuma observação.

No comments: