Word of the Day

Friday, July 15, 2011

Tumate

Do livro Sofrendo a Gramática, de Mário A. Perini:

Vamos começar com um caso bem simples, que tem a ver com a relação entre a ortografia e a pronúncia: a primeira vogal da palavra tomate, na pronúncia, é u. Isso não é característica da "pronúncia inculta", mas da fala de todas as pessoas, de qualquer classe social ou nível de escolarização. Se você não acredita, vá ao mercado ou ao sacolão e fique de tocaia junto a uma banca de legumes: quantas pessoas perguntam o preço do "tumate" e quanto as do "tomate"? Você rapidamente se convencerá de que a pronúncia normal é com u. No entanto, muita gente nega isso. Alguns professores de português (que deveriam estar bem informados a respeito) insistem comigo que a pronúncia é com "o". (Grifo meu.)

Sei o que ele quis dizer, e tem razão, mas o exemplo que colheu foi muito infeliz. Isto não faz sentido nenhum aqui. Não conheço nenhum paulista que diga tumate. Pode ser que haja, eu não conheço, mas dizer que a pronúncia de todos é essa é um tremendo exagero. Sempre associei essa pronúncia ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. Isso é corroborado pelo que encontrei na Internet, que o autor é mineiro. O que ele disse a respeito dos professores de português bem se aplica a ele próprio. Ele deveria ter-se informado melhor. É sempre muito problemático fazer afirmações tão genéricas e categóricas num país continental como o Brasil.

2 comments:

Elio said...

Ei, tUmatchi é coisa de carioca, em São Paulo não se ouve essa excrecência.

Professor Feijó said...

Prezados. Em português há 7 vogais em posição tônica. São elas: a, é, ê, i - ó, ô, u. Em posição tônica, o /é/ se opõe ao /ê/, como em apelo (verbo) e apelo (substantivo. E o /ó/ se opõe ao /ô/, como em avó e avô. Oposição de timbre.
Em posição átona pretônica, desaparece a oposição entre /é/ e /ê/ e entre /ó/ e /ô/. As átonas /e/ e /o/ apresentam timbre fechado, na pronúncia carioca. No caso, não há rigidez absoluta no sistema, em face de exceções, sobretudo motivadas pelo fenômeno de harmonização, em abrimento bucal, da vogal átona pretônica com a vogal tônica do vocábulo. Assim, haverá 5 vogais, sendo elas átonos pretônicas. Em posição átona postônica, o /e/ neutraliza-se em /i/ e o /o/ neutraliza-se em /u/, desfazendo-se as oposições. Então, serão 3, em nosso sistema volólico, as vogais em posição postônica, surgindo dois arquifonemas, o /i/ e o /u/. Está aí o caso de TOMATE. A sílaba TO = TU; a sílaba TE = TI. A primeira sílaba possui uma vogal átona pretônica e a sílaba TE possui uma vogal átona postônica.
Isso serve para qualquer pronúncia do português do Brasil, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, preferencialmente para os CARIOCAS.
Abraço
Prof. Feijó (www.professorfeijo.com.br)