Word of the Day

Wednesday, July 27, 2011

Para inauguração

Faixa na frente dum templo da Assembleia de Deus: Convidamos a todos para inauguração desta casa de oração. Fiquei pensando no porquê da omissão do artigo depois da preposição para. É possível que para, por já terminar em a, tenha sido interpretado como algo que já tem o artigo feminino embutido, já que na fala, quando uma palavra termina com a e a outra começa com a, é comum pronunciar apenas um a. Ou trata-se simplesmente do uso da preposição sem artigo? Pondo uma palavra masculina no lugar, teríamos Convidamos a todos para encerramento desta casa de oração. Não sei, para mim falta o artigo aí por se tratar de termo determinado por desta casa de oração. Ou então parece manchete de jornal ou linguagem telegráfica, pelo menos para mim.

É uma pena que a igreja, reformada recentemente, mantenha a grafia Assembléia de Deus - em vez de Assembleia de Deus - que deixará de ser correta findo o período de transição para a implantação do Acordo Ortográfico em 1 de janeiro de 2013.

2 comments:

Ronald Kyrmse said...

Exemplos semelhantes:
"Aprenda nadar no Espéria" (no Clube Espéria em SP - mas aí é outro "a" que falta)
"Congestionamento dês ... do quilômetro 21" (e coisas semelhantes, ouvidas no rádio, como se agora existisse a partícula "dês")
Ronald Kyrmse - kyrmse@gmail.com

světluška said...

Excelentes exemplos! Muito obrigado.