Word of the Day

Wednesday, November 17, 2010

Teja

Não, não é nem o feminino do rio Tejo e surpreendentemente não equivale (ou sim?) à forma esteja do verbo estar (Teje preso!), mas, pasmem, ao verbo ter. Ouvi ontem pela primeira vez, e o pior duas vezes, o que me diz que não foi um simples lapso, teja como tenha, algo como: Ele não quer que ela teja toda a felicidade que ela merece. E não foi de um estrangeiro, não! Foi de uma baiana radicada em São Paulo há vários anos. Vejam outros exemplos extraídos do Google pertinentes a este assunto: cursos gratuitos em salvador 2010 que teja 15anos, Alguem sabe um habbo pirata q teja moedas pets e vip?, Alguem que teja conta gordon compartilha comigo ae. É verdade que não são muitos, mas que las hay, las hay. Não sei vocês, mas às vezes tenho a impressão de que a linguagem que usam umas pessoas na Internet não corresponde a língua humana, é quase uma paralíngua, por isso que se deve tomar cuidado com pesquisas feitas com o Google. Como se formou o tal teja? Ainda não tenho resposta. Entendo que as formas do verbo estar muitas vezes perdem a primeira sílaba na fala, mas como teja equivale a tenha, do verbo ter? Ou será que estão confundindo estar com ter, o que até então me parecia impossível que um falante nativo fizesse? Para concluir: http://goiania.olx.com.br/comments-about-quero-um-homem-especial-id-3296632-p-6 Atentem para um dos comentários, que mostra que alguém já notou o tal do teja antes de mim.

No comments: