Word of the Day

Sunday, January 28, 2007

As Galápagos

Hoje lendo uma reportagem sobre uma tartaruga gigante solitária nas ilhas Galápagos, constantemente me deparei com a construção as Galápagos, que deve ter aparecido umas dez vezes. Todas as vezes que tinha ouvido referirem-se a esse arquipélago, famoso pelas investigações de Charles Darwin, naturalista inglês autor de A origem das espécies, sempre ouvia as ilhas Galápagos, razão pela qual me estranhou ver o apelativo desprovido da sua especificação geológica. O que me impressionou é a (falta de) concordância entre as, artigo definido plural, e Galápagos, palavra masculina plural, que provém do vocábulo espanhol galápago, cágado. Apesar do meu estranhamento inicial, agora acho que me convenci de que essa é a melhor concordância, por estar subentendida a palavra ilhas. Os Galápagos, pensando bem, só se poderia referir aos animais, mais não nessa mescla de português e espanhol.

No comments: