Word of the Day

Tuesday, June 16, 2009

Catedral da Sé

Posso estar enganado, já que o catolicismo e sua intricada hierarquia não são o meu forte, mas penso que Catedral da Sé é uma expressão pleonástica. Se já se refere à igreja, ou até mesmo possivelmente a uma catedral, Catedral da Sé seria a catedral da catedral. O que deve ter acontecido é que a área onde se construiu a catedral ficou conhecida como Sé por metonímia e depois se sentiu a necessidade de especificar o lugar de culto católico e destacá-lo dos arredores por meio da palavra catedral.

2 comments:

Luiz Gustavo Branco said...

A primeira versão da Igreja foi instalada na Praça da Sé em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde seria o primeiro templo da cidade construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados estruturados em toras).


Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de Catedral. Por isso, neste mesmo ano, inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior.

Ao lado dela, em meados do século XIII levanta-se a Igreja de São Pedro da Pedra.

Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da Catedral.

Seu nome, então, ao que parace, seria algo como a "catedral" que está na "praça da Sé" ou, a Catedral da Sé.

rod08cafecrime@hotmail.com said...

mão de obra escrava certo? pra levantar essa casa de deus?