Word of the Day

Saturday, November 29, 2008

Cacifar

Em Época desta semana: "Se puder, cacife um superbangalô com piscina privativa, como os que existem no Nannai, em Porto de Galinhas..."

Pelo contexto, chega-se à conclusão de que cacifar significa bancar, pagar por, mas não é o que nos ensina o dicionário: (ca.ci.far)1. Guardar em cacifo, cofre, caixa. 2. Bras. P.ext. Em certos jogos, recolher o cacife (dinheiro pago por todos os jogadores). Portanto, parece que cacifar significa exatamente o oposto na acepção 1 (guardar dinheiro) e ganhar dinheiro na acepção 2. Aqui há dois exemplos colhidos da Internet, em que cacificar significa pagar: Em 1989, saímos da Fiesp, fizemos uma ONG, cacifamos essa ONG, chamamos acadêmicos e o que dissemos na partida foi o seguinte: o modelo de substituição de; Considerando que nós, os pagadores de impostos, que cacifamos toda palhaçada do (des) governo do seo lula somos todos bobinhos, é por aí. ...

Era-me desconhecida a palavra cacifar, mas se tivesse de usá-la, imaginaria que significaria exatamente o que escreveram os dois trechos acima da Internet.

1 comment:

Anonymous said...

Em tempos de crise, cacifar pode ser muito perigoso.