Word of the Day

Thursday, March 10, 2016

Antelucano

Por intemédio do italiano, aprendi este belo adjetivo:

antelucano
n adjetivo
Estatística: pouco usado.
feito de madrugada, antes da luz do dia
(Houaiss 2009)

Exemplos literários:

Contra esta miseravel intelligencia digo, que depois do relativo, com que começa a primeira destas estancias; todo o residuo della he um parenthesis em que o Poeta nos diz (sendo a palavra Conquistado annexa a o que se lhe segue) que sem perder hum momento todas as noites desde o principio dellas (que he quando a lux clara foge, e as estrellas sahem) athe o ultimo tempo antelucano (que he, quando cahem, convidando a repouso) andava El Rey Dom Manoel lidando constantemente com os pensamentos generosos de procurar o augmento da sua monarchia, como todo senhoreado e conquistado delles.

E sobre aquellas censuras, a que responde, digo, que o Critico, que as fez, parece, que sonhava, quando escrevia tantos, e taõ intoleraveis absurdos. Ultimamente veio Joaõ Franco Barreto a persuadir no livro, que injustamente intitulou Orthografia Porugueza, que o Poeta sò quiz significar o tempo antelucano; porque esse he o que foge a o diluculo, ou crepusculo matutino, que entende por lux clara; e que isto mostraõ as palavras

Retirados do Córpus do Português. Ambos os exemplos, do século XVIII, provêm do mesmo autor, José de Macedo (assinado por António Melo da Fonseca), que parecia ter predileção por essa palavra.

Uma procura no Google Livros corrobora a informação do Houaiss sobre a raridade da palavra. Praticamente só se veem ocorrências em latim e em italiano.

No comments: