Word of the Day

Wednesday, April 11, 2012

O plural de mico-leão-dourado

É louvável que nos preocupemos com a extinção de ararinhas-azuis ou dos micos-leão-dourados, mas a extinção de uma palavra não promove nenhuma comoção, como não nos comovemos com a extinção de insetos, a não ser dos extraordinariamente belos. Pelo contrário, muitas vezes a extinção das palavras é incentivada.

Chamou-me a atenção o plural micos-leão-dourados e fui investigá-lo. O Aulete abona micos-leões-dourados, a minha preferência, e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa apresenta tanto micos-leão-dourados quanto micos-leões-dourados. Não creio ter visto semelhante composto: substantivo + substantivo + adjetivo, o que inclusive não é contemplado pelas regras de pluralização dos substantivos compostos. Não teria sido melhor registrar mico-leão dourado, um composto de dois substantivos seguido de um adjetivo? Quando há dois substantivos, como regra geral pluralizam-se ambos os elementos, micos-leões, a menos que o segundo delimite o significado do primeiro, micos-leão, regra para mim nada convincente. Na minha opinião seria mais prático pluralizar sempre ambos os substantivos e ponto-final.

3 comments:

Anonymous said...

Navio-escola .:. Navios-escola
Salário-família .:. Salários-família
Banana-prata .:. Bananas-prata

Quando o 2º elemento indica finalidade

Mico-leão .:. Micos-leão .:. Micos-leão-dourado

LIMA, A. said...
This comment has been removed by the author.
LIMA, A. said...

Concordo com o comentário acima, também acho que ficaria "Micos-leão-dourado" Afinal mico-leão é um tipo de mico, há mico-estrela, mico-de-cheiro... Então, tanto o "leão" como o "dourado" seria uma ESPECIFICAÇÃO do mico.
Achei confuso esse plural...