Word of the Day

Monday, July 28, 2014

Engana-me se puder

Esse é o título de uma série americana transmitida no Brasil. Engana-me se puder? Isso não obedece nem à gramática normativa nem espelha a língua coloquial falada no Brasil, pelo menos não em grande parte do Brasil. O nosso coloquial é Me engana se puder. Parece-me que no Norte e Nordeste é comum também Me engane se puder. O redator deve ter-se lembrado das aulas de gramática, segundo as quais não se deve iniciar oração com pronome oblíquo, o que o levou à redação acima. Mas daí ele caiu em outra armadilha: a confusão de pronomes. Corretamente seria: Engana-me (tu) se puderes ou Engane-me (você) se puder. Está mais do que comprovado que misturamos na fala você com te, mas a forma como se formulou o título muito provavelmente não corresponde ao idioleto/dialeto de nenhum brasileiro nem corresponde à norma, como se demonstrou acima. É mero fruto de hipercorreção.

No comments: