Word of the Day

Wednesday, December 22, 2010

Lençois

No dia em que as forças policiais tomaram a Vila Cruzeiro a primeira reação dos moradores da região foi estender, de forma voluntária, lençois brancos nas janelas.

Lençóis continua a ser escrito com acento. Já vi erros semelhantes em textos que seguem ou tentam seguir a nova ortografia. Um exemplo semelhante é papeis, que também conserva o acento: papéis. Os autores devem-se confundir com casos como o de heróico e paranóico, que perderam o acento, mas aí se trata de outra coisa: são palavras paroxítonas e não oxítonas como lençóis. Heróico perdeu o acento, mas herói mantém-no.

Um exemplo análogo de janeiro de 2016: Como bem disse Dom Paulo Evaristo Arns, Tito não se matou, buscou do outro lado da vida a unidade perdida deste lado em consequências das crueis torturas que sofreu.Não, cruéis não perdeu o acento com o Acordo Ortográfico.

Outro exemplo de janeiro de 2016 aqui: Na quarta (2) à noite, minutos depois da decisão de Eduardo Cunha, as falanges do PT na internet já convocavam os fieis, em número sempre menor, para a guerra santa, tentando emprestar verossimilhança a uma farsa que cotidianamente é desmoralizada pelos fatos. Fiéis não perdeu o acento. Fieis existe, mas é subjuntivo do verbo fiar: que vós fieis.

No comments: