Word of the Day

Thursday, May 17, 2007

Se quer dirigir-se

Hoje li uma frase que me pareceu estranhíssima: Também se usa a palavra mate quando se quer dirigir-se de maneira agradável a outra pessoa, principalmente homem.

É a repetição do se que me incomoda. Apesar de saber que o primeiro se é o índice de indeterminação do sujeito e o segundo é um pronome reflexivo que faz parte do verbo dirigir-se, tenho sérias dúvidas quanto à gramaticalidade e à idiomaticidade da referida frase. Eu a considero marginal. Reformulá-la-ia a frase assim: Também usamos/usam a palavra mate quando queremos dirigir-nos/querem dirigir-se de maneira agradável a outra pessoa, principalmente homem. Vou fazer esta pergunta ao Ciberdúvidas e depois publico aqui a resposta que me deram.

Eis a resposta que me deram.

No comments: