Word of the Day

Monday, December 14, 2015

Auto-justificar (sic)

Quando a festa, a comida, a bebida, a confraternização universal precisam da participação de todos para se auto-justificar, e, principalmente, é preciso comprar, comprar, comprar nem que seja uma lembrancinha? 

Por que será que o Acordo Ortográfico de 1990 não estipulou que se devem escrever todos os prefixos, sem exceção, sempre seguidos de hífen? Muita gente já hifeniza mesmo, embora não seja previsto nem pela ortografia anterior nem pela atual. Daí o erro passaria a acerto.

Outro exemplo aqui: Do outro lado, temos os anti-marxistas ortodoxos. O filme é mera caricatura esquerdista da empregada santa e dos patrões vis que exploram o suor do proletariado.

Outro exemplo: Em 20 anos, talvez possamos tele-transportar o próprio paciente. Não se trata de prefixo, mas entra na mesma regra.

Mais um: H.L. Mencken (1880-1956), pelo contrário, usou a crônica para fazer o que mais gostava: autopsiar políticos (vivos), escritores (vivos), clérigos (vivos) e a humanidade semi-viva que ele contemplava em volta.

Mas por que será que, no mesmo texto, desta vez se lê corretamente: o gosto pela escrita na "primeira pessoa" e a autodepreciação como manual de sobrevivência.  

No comments: