Word of the Day

Tuesday, April 8, 2008

Incesto

Pea segunda ou terceira vez na vida ouvi a palavra incesto com e fechado. Por que será que isso ocorre? Não é possível que a associação com cesto, com que incesto não tem nada a ver, seja tão grande a ponto de o falante se deixar contaminar pela prosódia daquele. Para ver se não era uma diferença generacional, pedi a um aluno meu de dezesseis anos que me dissesse como ele pronunciava a relação (sexual) entre membros da mesma família, e ele falou sem pestanejar da mesma forma que eu: incesto com e aberto, do que concluo que não estou tão velho assim. Poder-se-ia argumentar que é uma diferença social e que a pessoa a quem ouvi incesto hoje tenha um nível sociocultural blá-blá-blá "mais baixo" do que o meu, mas incesto não é palavra que jorra da boca do "povão". A dúvida persiste...

No comments: