Word of the Day

Friday, December 7, 2007

Diruptivo

Mais um erro de tradução, esta vez na página 68 de A menina que roubava livros:

A razão de ela ter sido promovida teve mais a ver com o fato de Liesel ter-se tornado diruptiva
na turma dos mais novos.

Diruptivo, ensina o mestre Aurélio, significa 1.Que arruína; destrutivo, destruidor. 2. Que provoca ruptura.

Pelo contexto não se evidencia que a menina fosse destruidora ou que ela provocasse rupturas, simplesmente que ela era malcomportada, inquieta ou perturbadora, sentido que pertence a disruptive em inglês.

7 comments:

Anonymous said...

Seu comentário foi muito útil para mim. Estou lendo "A menina que roubava livros" e estava com dúvida nesta palavra. Parabéns.

Unknown said...

Fiquei com a mesma dúvida no livro. obrigada!!!

Unknown said...

Também estou lendo o livro e tive a mesma dúvida! Obrigado!

Ingrid said...

Muito obrigada!
Estava com dúvidas nesta palavra, também estou lendo o livro.

Bia Costa said...

Coincidentemente também estou lendo o livro e tive dúvidas nesta palavra. Obrigada pela explicação...
bia

Anonymous said...

Que ótimo!
Estou lendo o livro e fiquei confusa com a nova palavra. Foi muito bom poder encontrar o significado e esclarecimento no contexto.

Anonymous said...

+1 pro hall dos leitores desse livro