Word of the Day

Sunday, June 30, 2013

Chegar

Já havia algum tempo que não ouvia. Não sei qual a extensão deste uso no País, mas pelo menos em áreas do interior paulista, ouvem-se frases como Vamos chegar? = Vamos entrar?/Quer entrar? e Já vou chegar. = Estou indo embora./Tenho que ir para casa.

Wednesday, June 26, 2013

Gratuíto

Acabei de ver um local que promete algo gratuíto (sic). Interessante essa grafia, que espelha a pronúncia não-padrão de gratuito, com ditongo, como em muito, de quem escreveu. A pessoa, consciente de que os hiatos devem ser acentuados (baú, Jaú, caído, etc.), acentuou gratuito. Cometeu um erro baseado em sólidas regras de acentuação gráfica. A mesma pessoa, e não só ela, também deve dizer fluído (sic, o substantivo), fortuíto (sic), circuíto (sic), palavras que corretamente teriam ditongo, mas que cada vez mais brasileiros pronunciam com hiato. Mas até agora nunca ouvi intuíto, só intuito, será que alguém comete essa silabada?

Monday, June 17, 2013

Bar do No

Há um bar na minha cidade chamado Bar do No, sem acento nenhum. Não sei se é nô ou nó. Por ser monossílabo tônico, deveria ser acentuado, ou com acento agudo, indicando vogal aberta, ou com acento circunflexo, indicando vogal fechada. Não há indicação e, portanto, não há como saber. Imagino que seja nô, talvez redução de algum nome como Norberto ou Norival. Será que devo começar a frequentar o bar para saber como os fregueses dizem o nome do proprietário?